top of page

Processo

O tema da fuga do "Som da Química - Música com reações químicas" corresponde a transformações químicas que são audíveis, cujo som, por si só, constitui um atributo que possibilita a identificação de transformações químicas da matéria, podendo funcionar como uma propriedade da matéria a acrescer às propriedades químicas e físicas que são usualmente utilizadas para caracterizar particularmente um material. 

Exposição

No quotidiano do mundo circundante, existem vários exemplos de reações químicas audíveis. Em grupo de 3 alunos, deverás proceder à gravação áudio e vídeo de transformações químicas audíveis desse contexto (nesta fase poderá ficar-se por registos recorrendo a um telemóvel), e, posteriormente, à apresentação das mesmas aos restantes intervenientes. A apresentação dos diversos grupos se sucederá numa lógica equivalente à apresentação do tema por parte das várias vozes de uma fuga musical, num estilo contrapontístico.

Desenvolvimento 

Seguidamente, após parecer do teu professor, tal como acontecem na fuga episódios resultantes do desenvolvimento do material previamente ouvido na exposição, deverás aprofundar o conhecimento teórico acerca cada uma das reações químicas coligidas, explicitando os argumentos e evidências de tais serem transformações químicas, as ações que estão na sua origem, as espécies químicas envolvidas, a sua representação por equações químicas, o tipo de reação química e discutir a rapidez com os reagentes se consomem. Aqui poderão ocorrer a entrada de novas reações químicas por sugestão do professor, face aquelas que foram expostas. As reações poderão também ser agora gravadas na escola com material mais específico para tal.

Coda

Por fim, prepara um recurso educativo digital (página web, e-book, powerpoint, vídeo, podcast ou outro) que melhor possa suportar a divulgação do trabalho produzido, tendo em vista um público-alvo previamente selecionado.

Anterior

bottom of page